20/03/2013 :: Estelionatários retomam o golpe do protesto

Estelionatários retomam o golpe do protesto

 

Cidadãos, comerciantes e empresários catarinenses devem voltar novamente atenção para o “Golpe do Protesto”, que foi aplicado em diversas regiões do Estado no início deste ano. Cartórios de Itajaí, por exemplo, já registraram mais de 10 casos, desde o segundo semestre de 2012 até agora.

Em todo o Estado, a Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC) tomou conhecimento de cerca de 50 casos, nos últimos meses, sem contar possíveis Registros que possam ter sido efetuados diretamente na polícia.

Geralmente o golpista entra em contato por telefone, identifica-se como funcionário de uma assessoria de cobrança de crédito e informa que a pessoa ou empresa será protestada por ter deixado de pagar uma dívida, o que implica na possibilidade de execução judicial do débito e penhora dos bens ou, ainda, no requerimento da falência da empresa. “Além do telefonema, alguns deles montam uma intimação e encaminham por e-mail com os dados do título”, explica o presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida.

 Os estelionatários retiram dados verdadeiros de editais de protestos publicados nos jornais, e os utilizam para enganar as vítimas. Ao aplicar o golpe, o criminoso informa à pessoa o Cartório para onde o título foi enviado, com o nome do Tabelião, endereço e telefone fictícios.

Ao ligar para o número de telefone informado, a vítima negocia com outro membro da quadrilha, que solicita um depósito em uma conta corrente, naquele mesmo dia, para impedir que o documento seja protestado. “O cidadão acaba constatando que foi vítima do golpe quando verifica que efetivamente o título apresentado no Cartório de protesto verdadeiro foi protestado, fato que prejudica sobremaneira a vítima”, esclarece o presidente da Anoreg/SC. “É importante que as pessoas saibam que os tabeliães deprotesto só podem intimar para pagamento no próprio tabelionato. Eles não realizam a intimação dos títulos protocolados para protesto e não fazem contato com os devedores por telefone ou e-mail”, alerta Margarida.

 O Presidente da Anoreg/SC também ressalta que circulam e-mails com a mesma finalidade tanto em nome de “pseudos” tabeliães de protesto, como do Serviço Central de Protesto de Títulos (SCPT), e até em nome da Corregedoria-Geral da Justiça.

 Fonte: Site Bem Paraná

 

Fonte: Site ANOREG/BR - 20/03/2013

Localização

Localização
Exibir mapa ampliado
Cartório Jaguarão - 2º Tabelionato de Notas de Belo Horizonte
Rua da Bahia, 1000 - Centro - CEP 30.160-011 - Belo Horizonte - MG

(31) 3014-4600

cartorio@cartoriojaguarao.com.br

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, de 08:30 às 18:00 horas